O Clube Universitário de Cinema constitui-se como uma alternativa às sessões de cinema mais comercial e de grande público, assim como uma alternativa ao visionamento individual e isolado, em casa, através de meios mais convencionais (televisão) ou através das novas tecnologias (internet). O que se oferece é, pois, um espaço «público» de partilha e reflexão acerca do cinema como objeto cultural. Por esta razão, as sessões serão seguidas de debate aberto a todos, com convidados especializados. Os filmes escolhidos terão sempre um fio condutor que os reúne numa esfera temática coerente e problematizante.
As sessões ou ciclos de cinema decorrerão no Auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, e as sessões começam às 20h30 com uma breve apresentação do filme e do realizador. Após a projeção, é aberto o debate que será moderado por um ou mais docentes da UMa ou especialistas convidados.
Coordenação: Carlos Valente e Vítor Magalhães.
***
Estas cinco sessões pretendem dar uma perspectiva do cinema produzido nas duas primeiras décadas do século XXI por gerações mais novas de cineastas nacionais. A tónica é colocada nas visões sobre o país, a partir de diferentes abordagens e estéticas, tocando em fenómenos como a emigração, a multiculturalidade ou o passado. Em registo documentário e ficção (embora alguns filmes diluam propositadamente os dois géneros), também se deixam revelar olhares mais intimistas e temas universais.
//
2º Ciclo: A iminência do desastre
O conceito de desastre, aqui num sentido lato, é explorado por quatro realizadores de diversas épocas, através do recurso à narrativa ficcionada. Após cada filme, o debate terá como objetivo a reflexão sobre problemáticas tais como ameaça, conflito, pânico e destruição, normalmente associadas a situações de desastre e presentes nos filmes exibidos.
//
1º ciclo: A Cidade e o Cinema
O Clube Universitário de Cinema da UMa apresenta um ciclo dedicado à relação do cinema com a cidade, enquanto matéria profílmica. Cada filme poderá ser visto (ou revisto sob um novo olhar) constitui-se como ponto de partida para um debate, conduzido por vários docentes da UMa, que pretende refletir sobre a ideia de cidade, e o papel desta na narrativa cinematográfica, através do olhar de alguns realizadores marcantes da história do cinema.