< Bio + CV >

  •  

    Vítor Magalhães

    Nascido no Funchal em 1971

     

    Prática Artística:

    A sua prática artística desdobra-se em diferentes meios e os seus projectos atravessam as seguintes questões/metodologias: interrupções nos processos de memória vinculados a uma reflexão quase-arqueológica, não sistemática e crítica dos modos de representação e de conhecimento; a desconstrução fenomenológica dos objetos e dos lugares; os dispositivos trans-narrativos da imagem e da palavra; as relações paradoxais entre texto e imagem; e a prática conceptual diagramática.

    Tem participado em diversos projetos individuais e colaborativos em Portugal e fora do país.

    Ver: “Exposições e Projectos

     

    Actividade Profissional:

    Professor Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (UMa).

    (<http://www3.uma.pt>)

     

    Investigação:

    Membro colaborador do Imarte Research Group, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Projecto de Investigação: IN>TRA2. La lectura como práctica artística: nevos modelos de decodificación creativa): http://www.ub.edu/imarte/es/projectes/.

    Membro colaborador do CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, UMa).

     

    Cargos:

    Desde 2021  - Coordenador do Departamento de Arte e Design da Faculdade de Arte e Humanidades, UMa.

    De 2018 a 2021 – Presidente do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira.

    Em 2017 – Director de curso da Licenciatura em Artes Visuais (antiga Licenciatura em Arte e Multimédia), Faculdade de Arte e Humanidades, UMa.

    Entre 2016 e 2017 – Director de curso da Licenciatura em Arte e Multimédia, Faculdade de Arte e Humanidades, UMa.

    Entre 2014 e 2015 – Coordenador da área de Estudos Artísticos do Centro de Investigação em Estudos Locais e Regionais da Universidade da Madeira (CIERL/UMa).

    Entre 2010-2017 – Membro do Conselho Científico da Faculdade de Artes e Humanidades.

    Entre 2010 e 2013 – Director de curso da Licenciatura em Arte e Multimédia, UMa.

     

    Actividade de ensino (ano lectivo 2022-2023):

    História da Arte Contemporânea (1º ciclo em Artes Visuais)

    Metodologia e Projecto em Arte (1º ciclo em Artes Visuais)

    Projecto em Desenho (1º ciclo em Artes Visuais)

     

    Formação Académica:

    2007 – Doutorou-se pela Universidade de Castilla-La Mancha, Departamento de Arte, nas áreas de conhecimento de Estética e Teoria da Arte/Comunicação Audiovisual, com a tese: Propuestas para una Poética de la Interrupción en la imagen en movimiento, sob a orientação do Professor Doutor Armando Montesinos Blanco.

    2001 – Estadia na Hochschule für Grafik und Buchkunst, em Leipzig, Alemanha, por quatro meses, de Fevereiro a Junho, na área dos novos meios (Fachclasse de MedienKunst) dirigida pelo Professor Helmut Mark.

    2001-2005 – Foi-lhe atribuída uma Bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência e a Tecnologia, em Humanidades: Estudos Artísticos.

    1999 – Concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas/ Pintura, na Universidade da Madeira.

    1998/99 – Frequentou a Facultad de Bellas Artes de Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha, em Espanha, no âmbito do programa Erasmus como Free Mover.

    1994/95 – Frequentou o 1º ano do curso de Design de Equipamento na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

     

    Textos publicados:

    2021 -Retr\acted Lifes (in tiny movements)”, em Found Footage Magazine, nº 7, Março 2021, pp. 68-69. ISSN: 2462-2885.

    2020 – La chambre dans la région centrale. Donde se incurre, entre otros aspectos, en el espacio imaginario aplazado, (sub)fragmentado”, em Revista A*Desk, Barcelona, https://a-desk.org/magazine/retraccion-5-5/.

    2020 – “Os Trabalhos do Paraíso, de Nuno Henrique”. Catálogo da exposição Em viagem, Centro de Arte Quinta Magnólia, pp. 183-186. ISBN: 978-970-648-250-5.

    2019 – “Confabulações, de John Berger – resenha”, em Pensardiverso#7 (“Insularidades”), Universidade da Madeira, pp. 172-176. ISSN: 1647-3965. (Para download: https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/2828)

    2019 – “Il n’y a pas de rapport sémiotique_3 lecturas discontinuas” (com Eloi Puig e Peter Freund), em IN>TRA. La práctica artística como modelo de experiencia/Artistic practice as a model of experience, IMARTE/Universitat de Barcelona, pp. 53-63. 978-84-17756-76-5. (Para download: https://www.researchgate.net/publication/348742103_Il_n’y_a_pas_de_rapport_semiotique_3_discontinuous_readings)

    2018-19 - “Somien les imatges amb el seu ADN?” (“Será que as imagens sonham com o seu ADN?” (texto a partir da obra digital “Hemisferis Comparats” de Eloi Puig Mestres, Universidade de Barcelona), em Revista BRAC – Barcelona Research Art Creation, 7(3), pp. 225-235. DOI: 10.17583/brac.2019.4077. (https://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/brac/article/view/4077/pdf)

    2018 - “Errare Est…Aproximaciones Indisciplinares en las Prácticas Artísticas Contemporáneas” (artigo em conjunto com Eloi Puig Mestres, Universidade de Barcelona), em Revista BRAC – Barcelona Research Art Creation. Vol. 6 No. 3, October 2018, pp. 271-295. ISSN: 2014-8992. DOI: 10.17583/brac.2018.3046 (http://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/brac/article/view/3046).

    2017 - “No limiar das imagens: contornos e conflitos”, em Cinema & Território, Revista Internacional de Arte e Antropologia Visual, nº2  (ESTE-OESTE vs OESTE-ESTE. Representações e Reproduções Visuais), ISSN: 2183-7902 (Para download: https://revistas.rcaap.pt/index.php/ct/article/view/29340)

    2015 – “Espaços fluidos. Cinema, ensaio e narrativas de viagem”. Pensardiverso, Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira, nº 4 (Viagens), pp. 58-73. ISSN: 1647-3965. (Para download: http://digituma.uma.pt/handle/10400.13/1733)

    2012 – “Lo ausente: tres notas sobre la movilidad conceptual de los dispositivos narrativos”, em Verónica Perales Blanco [ed.][Coord.] Creatividad y Discursos Hipermedia, edit.um, Ediciones de la Universidad de Murcia, pp. 59-79. ISBN: 974-84-154463-44-3.

    2011 – “Poemas com cinema – resenha”, em Pensardiverso #2, Universidade da Madeira, pp. 164-168. ISSN: 1647-3965. (Para download: http://digituma.uma.pt/handle/10400.13/1723)

    2010 – “A voz-tempo: interrupção e linguagem no cinema e no vídeo contemporâneos”, em Avanca I Cinema, Tomo I, Avanca, Portugal, pp. 133-140. ISBN: 978-989-96858-0-2. (link)

    2008 – “A minha retina é um planeta distante. Algumas reflexões acerca da visualidade”, em Horizonte Móvel. Artes Plásticas na Madeira 1960-2008, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Funchal 500 anos, catálogo de exposição, pp. 13-15. ISBN: 978-989-8182-10-4.

    2008 – Poéticas de la Interrupción. La dialéctica entre movimiento e inmovilidad en la imagen contemporánea, Madrid, Trama Editorial. ISBN: 978-84-89239-85-2. (link)

    2006 – “Do caminhar como figura de pensamento (metáforas da suspensão)”, em Islenha nº 39, Julho- Dezembro 2006, Madeira, Portugal, pp. 133-139. ISSN: 0872-5004. (link)

     

    Encontros, comunicações:

    2023 – Organização e participação no encontro: “What do you mean by what I said? À volta do livro  M [ objecto ]“, com a presença de Márcia de Sousa (MUDAS), Carlos Valente, Ana Gandum, e Peter Freund. Universidade da Madeira, 17 de Março.

    2019 – “Como não sair de um labirinto? Esboço para uma trilogia (involuntária)”, em Seminário Literatura e Cinema, Programa Formativo Em Legítima Defesa/NIT/UMa-CIERL, Universidade da Madeira, 6 de Julho. (http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=29857)

    2018 – “O silêncio é perceptível! 14 movimentos em torno de John Cage!”, em Ciclo de conferências I Have Nothing to say and I’m Saying it. Homenagem a John Cage e aos plagiários por antecipação em Portugal e Espanha (1903-1936), Colégio do Jesuítas, UMa, organizado por Duarte Encarnação (Departamento de Arte e Design, FAH/UMa) e Miguel Molina Alarcón (Faculdade de Belas Artes de San Carlos, Universidade Politécnica de Valência, 29 Maio. (http://www.oneline.pt/pt/johncage/)

    2015 – “Ficção e Poder. Dispositivos trans-narrativos da imagem”, em Ciclo de conferências sobre Arte e Poder/ Arte Pública, Colégio do Jesuítas, UMa, organizado por Patrícia Sumares, Luís Guilherme de Nóbrega e Duarte Encarnação, 21 de Dezembro.

    2015 – “Ser Fragmento”, in conjunto de conferências integrado na exposição anual do serviço educativo do Museu de Arte Sacra do Funchal, 20 de Junho.

    2010 – “Olhares fluidos: experiências da viagem no cinema e na arte contemporânea”, em Colóquio Internacional: Viagens Cruzadas Mobilidade e Transferências, Universidade da Madeira, 23 Setembro.

    2010 – “A voz-tempo: interrupção e linguagem no cinema e no vídeo contemporâneos” (link), em Avanca /Cinema, Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, Estarreja, 30 de Julho.

    2009 -  “Formas de ensayo – apuntes sobre los dispositivos (audiovisuales) de reflexión”, em ciclo de conferências e mesas de debate Plaza’09 Producción e Investigación en Arte, 7 a 11 de Setembro, na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.

     

    Experiência em curadoria:

    2015-2016 – Comissário para a representação da ilha da Madeira no II Festival Internacional de Videoarte “Entre islas”.

    2008 – Comissariou “Distância Mínima”, instalações artísticas de Carlos Valente e Hugo Olim inseridas na Exposição Horizonte Móvel. Artes Plásticas na Madeira 1960- 2008, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, de 16 de Setembro a 25 de Outubro.

     

    Prémios:

    Foi-lhe atribuído o prémio nacional Escritos sobre Arte, de 2007, da Fundación Arte y Derecho, em Espanha, com o ensaio sobre Arte Contemporânea intitulado:Poéticas de la Interrupción. La dialéctica entre movimiento e inmovilidad en la imagen contemporánea.

     

    Outras actividades de carácter científico:

    2018 – Membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Fotografia e Viagem, enquadrado na reabertura do Museu Vicentes, na Madeira, que decorreu entre os dias 24 e 25 de Outubro na UMa. Congresso organizado em parceria com o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa  (ICNOVA) e o Governo Regional da Madeira.

    2017 – Membro do Comité Científico da Conferência Internacional Rhizomes, afiliada à nona Conferência Internacional Senses & Sensibility (IADE/UMa). Ver: http://rhizomes2017.unidcom-iade.pt/

    Desde 2017 - Actividade de revisor científico na revista Translocal. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas (http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=4971)

    Desde 2016 - Actividade de revisor científico na revista Pensardiverso, UMa.

    Em 2015 – Membro da Comissão Científica do Primeiro Colóquio Internacional INSULA, CIERL/UMa.

    Desde 2013 – Membro da Comissão Organizadora dos Encontros Internacionais de Cinema e Território, Funchal. (http://cinemaeterritorio.uma.pt/)

    2013 – Participação, como orador e formador, no primeiro encontro de Cinema e Antropologia organizado pela Universidade da Madeira, em parceria com o CEMRI/UAb, e o CLEPUL-Polo Madeira, denominado Cinema e Território: Um Olhar distanciado. Comunicação apresentada: “As atracções da montagem: das vanguardas ao cinema moderno”. (http://encontroscinemafunchaluma2013.blogspot.pt/).

    Entre 2013-2016 – Co-coordenador do Clube Universitário de Cinema da Universidade da Madeira, integrado no Conselho de Cultura da referida instituição.

    2012 – Leccionação do seminário “Cine, prácticas experimentales y arte contemporáneo”, no Master Producción e Investigación Artística, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, de 10 a 13 de Abril, num total de 16 horas (4 horas por sessão).

    Desde 2012 – Actividade de revisor científico na Revista Portuguesa de Educação Artística.

    2009 – Organizou, em conjunto com Carlos Valente, docente da Universidade da Madeira, o programa “Encontros com Cinema”, iniciativa semanal que decorreu entre 3 de Abril e 3 de Julho, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

    2008 – Leccionou, com a colaboração de Carlos Valente, da Universidade da Madeira, o curso “Pensar o Cinema. Histórias, estéticas e linguagens” no Centro das Artes, Casa das Mudas, com a duração de 20 horas, entre 12 e 27 de Janeiro .

     

    **

     

     

Back to Top